Pressão dos pneus: segurança, comodidade, poupança

No dia-a-dia, é fácil esquecermo-nos de verificar a pressão correta dos pneus. Afinal, quantos dos condutores o fazem regularmente? No entanto, é uma pequena manutenção, rápida de fazer, que é essencial para a segurança na estrada, que proporciona maior comodidade na condução e mais poupança. Tanto em combustível, como na prolongação da vida útil do pneu, evitando a substituição antecipada. A pressão dos pneus deve ser verificada mensalmente ou antes de viagens mais longas.

A correta pressão dos pneus significa:

  • Maior segurança na estrada (melhor aderência do pneu em estrada, melhor resposta do pneu na travagem);
  • Menos consumo de combustível;
  • Maior vida útil do pneu;
  • Condução mais cómoda;

Os valores da pressão correta dos pneus podem ser lidos no manual do proprietário. Ao ver a pressão dos pneus, recordamos que a pressão deve ser verificada “a frio”. Ou seja, se fizer alguns quilómetros com o automóvel, os pneus vão aquecer, o que compromete a verificação correta da pressão do ar. Deverá ver a pressão dos pneus na estação de serviço mais próxima de si, antes de qualquer percurso.

Tenha também em atenção que ar a mais nos pneus é perigoso. Um pneu com uma pressão superior à recomendada tem menos aderência à estrada e tem maior probabilidade de cortes e furos. E não se esqueça que tem cinco e não quatro pneus. Lembre-se de repôr ar no pneu sobresselente.

Aproveite para verificar o desgaste do piso dos pneus, que não deverá ser inferior a 1,6mm (limite mínimo legal). Caso seja o caso, deverá substituir os pneus por razões de segurança, pelo perigo que representam pneus em mau estado, principalmente em estradas de piso menos aderente, em condições de chuva e humidade.

Comente

O seu endereço de email não será publicado